Antes da fama

É inegável a curiosidade sobre a infância de pessoas famosas. A prova disso é a freqüência de biografias estarem na lista dos livros mais vendidos. É a vontade do leitor se identificar com algum momento da vida de seu ídolo. E o escritor propõe um diálogo de uma criança com o mundo. Abaixo algumas biografias interessantíssimas: 

  1. “Infância” – Graciliano Ramos (1945) – o livro envolve os pais do escritor e seu universo literário. O livro narra a falta de afeto familiar e como foi difícil para ele ter que caminhar sozinho rumo ao mundo da literatura.
  2. “As Palavras” – Jean Paul Sartre (1964) – o livro é uma auto-análise onde o autor narra sua infância debaixo dos olhos severos de seu avô. Entre os episódios marcantes está a época em que o menino Sartre não tinha descoberto a sua “feiúra”, quando descobriu-se ateu e quando percebeu a falta que seu pai lhe fez, afirmando não ter “superego”.
  3. “Pequenas Memórias” – José Saramago (2006) – Narra os episódios vividos pelo autor numa aldeia ao norte de Lisboa. Numa entrevista concedida ao jornal espanhol “El País”, Saramago afirma: “Algumas coisas que conto são dolorosas. Poderia tê-las omitido, mas não poderia dar uma visão idílica de tempos que não tinham nada de idílicos”.
Anúncios

6 comentários sobre “Antes da fama

  1. Lia: Realmente boas dicas de leitura.Como simples mortais procuramos nos identificar com pessoas que admiramos, acho que é institivamente.!
    Estou com saudade!

  2. Lia,

    De passagem pelo seu blog (Parabéns!), para deixar um comentário sobre o Matheus (mais jovem Autor do mundo)não posso deixar de comentar este assunto, ousando acrescentar à sua pequena lista, o título “Olhinhos de gato”, de Cecília Meireles, que se trata de uma autobiografia da infância da Autora; assim como o “Itinerário de Pasárgada”, que são memórias autobiográficas de Manuel Bandeira, absolutamente imperdíveis para quem gosta da e admira a(e quem é que não gosta da e admira a?!) obra do nosso grande “poeta menor”.

    Abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s