Arte ou Vandalismo

Esporte & Lazer - Submarino.com.br

Ao ler essa crônica, pensei muito sobre Grafite e Pichação. Li na Wikipédia: “Pichação é o ato de desenhar, rabiscar, ou apenas sujar um patrimônio de qualquer ordem (público,privado…) com uma lata de spray (utilizado devido à grande dificuldade de remoção) ou rolo de tinta. Diferentemente do Grafite, cuja preocupação é de ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos rivais. No geral, consiste em fazer algo que confronte a sociedade, às vezes com frases de protesto, outras com assinaturas pessoais.” Não fiquei contente, mas, então, encontrei na Folha de São Paulo e na Marie Claire fotos bem interessantes:

Grafite é lindo assim:

Pichar é feio assim:

Anúncios

53 comentários sobre “Arte ou Vandalismo

  1. Sim que há diferenças (óbvias) entre as horríveis pichaçoes e os grafites…mas eu, particularmente, nao gosto de nenhum dos dois. Prefiro as cidades menos poluídas visualmente…

    bjs

  2. Lia , aqui em Salvador a prefeitura promove uma um concurso com os grafiteiros e fornece as tintas. A cidade ficou mais bonita e menos pichada, pelo menos.
    * GERALMENTE , eles recrutam os grafiteiros nas ruas, na Escola de Belas Artes ,etc.

    Mais ainda precisa melhorar muito!

  3. Quando é autorizado, o grafite é muito bom mesmo. mas tbem existe o grafite sem autorização. Certa vez, um conteiner da empresa que eu trabalho, nos foi devolvido, com um belo grafite na lateral, o desenho era lindo, mas para podermos reutiliza-lo, ele teve de ser removido, e isso constou como avaria, e o reparo custou alguns 200 dolares.

  4. eu gosto do grafite, gosto das cores fortes e vibrantes e, eu como designer, consigo sentir o que o artista quis passar para o seu publico alvo, mesmo sabendo que este publico alvo nem saiba o real significado daqueles desenhos… mas aí entraríamos em um outro assunto… hehe…

  5. oi Lia! interessante seu post sobre Pinchação..realmente nesta vida tudo é relativo né? ou subjetivo? já ví pinchações que eram verdadeiras obras de artes e tambem já ví como uma coisa mal feita e irresponsavel pode “enfeiar” um lugar.

    tentei ler algo sobre vc, mas não encontrei nada…
    beijocas e seja bem vinda no Expatriada

  6. Bom eu queria saber se o grafite é arte ou nao
    pois estou preucurando sob ele e quero uma explicaçao
    q ele nao é, sera possivel q vcs manda pelo meu e-mail
    q explica q o grafite nao é arte
    bjoxx fui…

  7. a pixação eh tudo
    sabe
    ateh curto grafiti..
    conheço pessoas ki fazem i td mais
    repeitoo muito esse tipo di arte
    mas a PIXAÇÃO tbm eh uma arte

    eh uma drenalina ki soh vc fazendu vai sentir
    mesmo sendo proibidoo
    muita gente por ae
    mesmo ki naum goste
    axa legal..
    ou fika si perguntandu como subiu lah…
    i certamente admiram!!
    a verdade eh essa i sempre vai c
    agnt representandu nas ruas!
    pode fika brabo por sujar sua perede,faxada,loja,porta…
    tanto faz…

    mas vamos estar sempre nas ruas!!!

    salvvvvvvvvvvvvv pra kem fexa junto
    –>pioR!

  8. pARA MIM GRAFITE E PINCHAÇÃO SÃO ARTES
    MODO DE SE EXPRESSAR,APENAS ALGUNS TEM 1 MODO D VISTA DIFERENTE
    pessoas q ñ tem oq fazer faz dessa arte um ato de vandalismo.

  9. pixo é arte, e de vanguarda, anos luz a frente… o grafite tmb. era odiado qdo. surgiu, acho que em breve vcs. que não gostam terão de conviver com os pixadores em galerias de londres, e ganhando uma grana para pixar as salas das madames metidas a moderninhas…
    sobre as fotos do que é feio e bonito, talvez se as pessoas vissem com um pouquinho de calma, veriam que aquelas letras naquele predinho são incriveis, muito similares as hunas da idade média, e como os caras subiram lá? tem a ver com onde o corpo alcança, o braço estica, enfim, começem a olhar com calma e verão que há pixos incriveis em S.P, e outros horriveis, como alguns grafites tmb. é claro.
    c’
    roberto

  10. Não é pq vc acha a pichaçao uma ARTE feia que ela nao é arte.
    Arte vai muito além desse conceito do que é bonito ou feio.
    Pichaçao é ARTE. E na minha opiniao pessoal, bonita!

  11. PIXO É LIXO!

    Uma briga de gangs no patrimônio alheio! Falta de respeito é pouco!

    É o pessoal da perifería se mostrando pros mauricinhos que levam eles de chofer prá pichar carregados de sprays que custam uma boa parte do salário dos pais. Mauricinhos filhos até de juízes e promotores.

    Invasão de domicílio e formação de quadrilha!

    Informem-se: Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998

    Art. 65. Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:

    Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

    Parágrafo único. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção, e multa.

    Infelizmente não existe critério, casa da senhora de 80 anos que vive de aposentadoria miserável, instituições de ensino infantil, creches, bibliotecas, “predinhos” históricos, marcos arquitetônicos dos mais diferentes (e difíceis de limpar) materiais como pastilhas e pedras, enfim sem critério tem ir pra cadeia mesmo!

    Quer grafitar o trem, quer PIXAR a Câmara dos Vereadores, o Palácio do Governo.. beleza, mas na minha casa não!!

  12. Sobre o comunicado da Belas Artes:
    Não li o tal comunicado da aluna, li sobre o assunto na Folha, acho a postura da entidade ridícula, se a escola tem representantes da semana de 22, a escola não faz por merecê-los, Oswald de Andrade deve estar pulando no túmulo, pelo simples motivo de que essas pessoas estariam lendo, com certeza, Ranciére e Borriaud. Como escola de Belas Artes, vocês deveriam abrir o debate e não abafar a crítica.

    Salve esse garoto que soube reconhecer a hipocrisia de uma inclusão ligada a interesses econômicos e desnudou o olhar enviesado sobre os excluídos, basta ler para tal confirmação o parágrafo final do texto: “Por fim, a Direção do Centro Universitário só tem a lamentar que um aluno beneficiado com bolsa de estudos durante sua vida acadêmica tenha agido de forma tão rude e grotesca com a instituição que lhe recebeu de braços abertos e protagonizado cenas tão assustadoras para os seus colegas, professores e auxiliares de administração escolar, bem como esclarece que a missão de prestar ensino a quem dele necessitar mediante concessão de bolsa de estudos não foi (nem será) afetada pelos atos criminosos praticados por aluno bolsista”.

    http://meiotom.blog.uol.com.br/

  13. Quando criticam as formas de representação de arte da burguesia, dá nisso… ninguém entende!

    Calma, que quando um crítico de arte disser que pixação é arte, todo mundo vai entender… né? Não é assim que funciona? Se alguém “cult” fala que é arte, todo mundo engole! Ou vc vai me dizer que metade das porcarias da última bienal vc entendeu, de fato?

    Discuta arte quando vc souber do que está falando…

  14. mais vale uma parede arrebentada de tinta do que gotas de sangue no chaõ somos revolucionarios é as letras dos mais fracos edu gole os registrados do abc

  15. gente,vo fala uma coisa

    graffit eh melhor q pixaçao sim,porem,grafit legalizado eh uma merda.

    pichaçao tambem eh arte(depende de quem vê)mas para nos (pixadores)é arte sim,se algum dia você ver uma pixaçao no seu muro,é até pena apagar

    viva a pixaçao

  16. “é muito bom pixar, e ver a cara dos otários quando vêem seus muros pixados”. Os pixadores pensam assim. O ruim é que você tem que passar horas limpando a sujeira, e quando não tem jeito, gastar dinheiro (sem ter por sinal), para pintar o muro toda semana. Isso é coisa de gente folgado. Mas aqui no Brasil tem de tudo, de tudo o que não presta, além de você ser feito de palhaço pelos políticos, ainda tem que aguentar os vandalos sujando sua casa. Eita Brasil!!!!!!!!!!

    • sério então foda-se você tambem
      imagina você ta passando na rua com sua familia
      toda orgulhosa de você
      ai chega uma pessoa e fala que você pixou o muro delee e ainda mostra uma foto de voce pixando
      o que sera que sua familia vai pensar de vc ?pensa bein

  17. hdfnbkrnn dfndfkjfnkjdfhbkjdfnndjkfk ,hokqwemçlasj9u8yreoyrwetuiyeriiperóert[´fdobk~sdhfiknjxklvn m.x n bv,mn z\nohweuor]3õt][e0y9i6r0ty[potypuoipgkhnlvçb mn,vb n,. .,b m,b m.gbgvudjyjujernjokerplrjk.erpop´.,rtku7w384erserdfxvn mvckjdjhreuiopirt

  18. A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços
    livres que se dão A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes

  19. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

  20. Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

  21. A arte que embeleza ou enfeia as cidadestem origem na antiguidade
    Para muitos, o grafite é apenas uma”pichação evoluída”. Para outros, é
    uma arte urbana. O fato é que ele está presente em diversas partes da cidade:
    banheiros públicos, fachadas de edifícios,muros, casas abandonadas, ônibus, metrô,
    orelhões, postes, monumentos públicos eoutros lugares expostos

  22. acho a pichaçao mto legal pra quem gosta eu pessoalmente nao gosto mas tem quem gosta e nao tenho nada contra porque na verdade a pichaçao e uma arte

  23. O GRAFITE ÉH ARTE !

    JA A PIXAÇÃO ÉH VANDALISMO, REBELDIA. E ETC !

    SE VC AXA QUE ..
    QUANDO VC PASSA DE CARRO E BUSINA NA ORELHA DA GEMTE NO DOMINGÃO !
    E AXA QUE TA DANDO BoM EXEMPLO P/ O SEWS FILHOS KKKKK K K KK
    VC ÉH UM GRANDE OTARIO !

    PQ AS VEZES AS PESSOAS NÃO QUER SABER O POR QUE DA COISA
    APENAS JULGA ! .. . E XAMA NOS DE VAGABUNDO ! TA DEFENDENDO OS GRAFITEIROS
    AGORA MAIS …. GUANDO COMEÇO A ESBOLÇAR O MEW TRAMPO … O OTARIO JA AXA QUEE EU TO
    PIXANDO E DA UMA BELLA DE UMA BUSINADA ! NO MEW OUVIDO …

    MUITAS COISAS QUE UM ARTISTA DE RUA VEE NA CIDADE
    QUE VC JAH MAIS IMAGINOW QUE ESISTIAAAAh !

    A VERDADEIRA ARTE ÉH A QUELLA Q VC FAIS ACONTECER ..
    IDEPEDENTE DO QUE ACONTEÇA IDEPEDENTE CE VC VAI PARAR NE UMA DELEGACIA !
    FODA-SE ooO QUE OS OUTROS AXAN E FODA-SE O KASSAB !

    ((NINOO CAPÃO – SUL))

  24. o grafite e arte mas a pixação não e arte um bando de sem noção que se acham o direito
    de suja as ruas poderemos luta pelo nosso direito indo a rua para passeatas e movimentos estudantis.
    depois que eu li jorge coli eu sempre tive um pensamento que nem tudo e arte qual quer bobagem dizem que e arte francamente e un absurdo .
    arte e bela e sublime e encanto façam quadros de munheres nuas e poesias eroticas e dizem
    que aquilo e arte não isso não e arte e sacanagem.

  25. moço tem e q pixar mesmo esses riquinhos(igul a vc q matem esse saite sua pessoa desocupada fdp ) safados ta limpamdo o cu no dinheiro e comprar uma lata detinta num faz nem cossegas no bolso deles alem de estarmos omtribuindo para otrabalho de pintores ……..ha pena q não tem jeito de pixar sua casa pois com certeza vc deve morar em um codominio ou apto!!!!!!!!!!q saber foda-se to perdendo meu tenpo com uma pessa riqinha mimada!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s