Saudades…

Já vi estrangeiros dizer o quão lindo é dizer saudades, o quanto essa palavra nos remete ao passado bom. Essa é apenas uma das magias da nossa língua portuguesa; por isso que a amo acima de tudo; e ser estudante da língua inglesa me prova mais a riqueza das nossas palavras. Saudade! Eu tenho tanta saudade dos meus vinte anos, tantas saudades das farras de fim de noite em algum boteco da cidade. Tenho saudade de falar palavrões, de beber até sentir vontade de vomitar. Saudades de vomitar e beber tudo de novo. Mais saudade de dançar (sozinha) a noite toda ao som do rock’n’roll. De pedir mais cerveja, mesmo sem dinheiro. Já deixei meu RG no bar como garantia de  pagar a dívida no dia seguinte. Saudade de olhar nos olhos e dizer que amo – mesmo que por uma noite.  

Saudade de chegar em casa de manha, pegar o jornal, dormir até três horas da tarde. Saudades de esquecer de pagar as contas, de passar na casa dos amigos até o carro encher. De fazer declarações de amor. De não beber e se divertir mesmo assim. De ser motivo de sorrisos, de me olharem e verem algo bom. Ser motivo de choro. Choros de emoção até cessarem as cortinas…

 saudade do ant. soedade, soidade, suidade < Latsolitate, com influência de saudar
s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;
pesar pela ausência de alguém que nos é querido;
nostalgia;
(no pl. ) lembranças afectuosas a pessoas ausentes;
(no pl. ) cumprimentos.

Ouvindo: Canceriano sem lar – Raul Seixas

3 comentários sobre “Saudades…

  1. Lia: Estou na faixa dos trinta e uns, fui adolescente nos anos 80. Morro de saudade da Legião URbana, Blitz,Paralamas, Kid Abelha e os abobóras Selvagens,Barão vermelho………… Só que passou,que pena!

Deixe um comentário

